8 de mar. de 2015

Dia da mulher : Escritoras fantásticas.


Em homenagem ao dia da mulher, oito de março, trago cinco escritoras fantásticas que marcaram a literatura e as nossas vidas.

Ainda que seus pais tenham feito de tudo para que ela seguisse carreira de cantora lírica ou pianista, Agatha Christie preferia os contos. Seus mais de 90 livros publicados, e traduzidos em todo o mundo, fizeram dela a Rainha do Crime e maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Além dos consagrados contos e romances de mistério, Agatha ainda publicou seis romances românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

 Considerada uma das vozes líricas mais importantes da literatura de língua portuguesa. Sua poesia é densamente feminina marcados pela musicalidade e impressões sensórias com temas que retratam a vida, o amor e o tempo. Seus livros mais famosos são Ou Isto ou AquiloEspectros e Livro da Solidão.

 Nascida na Ucrânia, mas brasileira de coração, Clarice inaugurou a prosa introspectiva no Brasil.  Rompeu com as tradições literárias no séc. XX. Seus livros são famosos por conterem personagens subversivas e existencialistas. Também é conhecida por escrever pelo fluxo de consciência. Seus livros mais famosos são: A Hora da EstrelaA Paixão Segundo G.H e a coletânea de contos Laços de Família.

4- Cora Coralina
Pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Apesar de escrever desde moça, Cora Coralina publicou seu primeiro livro aos 76 anos. Entre outras obras, é autora de O Tesouro da Casa Velha e Estórias da Casa Velha da Ponte. Seus textos expõem o cotidiano e a vida simples no interior do país. (Minha favorita)

Primeira escritora a fica rica vendendo livros. Autora britânica que deu vida a Harry Potter.  Em suas obras, Rowling é conhecida pela criação de cenários fantásticos, personagens inusitados que exploram a magia e as relações de amizade. 

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.
Cora Coralina


5 comentários:

  1. Oi! Adorei a lista, muitos nomes muito conhecidos. Infelizmente ainda não li nenhuma obra destas autoras, mas não é por falta de vontade! Amo livros policiais e de mistério, portanto os livros da Agatha Christie estão na minha lista há tempos! :)
    Gostei muito do blog, estou seguindo e desejo-te muito sucesso! <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, recomendo tambem ler a hora da estrela de Clarice e O Tesouro da Casa Velha de Cora. Obrigada!
      bjss

      Excluir
  2. Dessa lista, só li Clarice Lispector e, claro, J.K Rowling. A Clarice, eu até gosto, mas sou mais fã da J.K. E esse ano eu ainda leio algum livro da Agatha. ^^
    Enfim, feliz dia para a gente. E adorei a parte final do post. ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler os livros da Agatha ainda esse ano. Obrigado!!

      Beijos.

      Excluir
  3. Lista ótima com várias autoras de peso.
    Mas confesso que meu estilo literário pende mais para a Agatha Christie e para a J. K. Rowling.
    Poesias, poemas e reflexões eu gosto, mas não tanto, hehe.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir